Como platinar um cabelo escuro? Como platinar um cabelo alaranjado-amarelado?

Olá pessoal,

Hoje tenho um tema um pouco complicado de se entender mas que a mulherada adora fazer que sao: luzes, mechas, ou totalmente descolorido mas no tom PLATINADO!
Porque será que o platinado está de 8 entre 10 das escolhas? Bom, vamos entender o por quê?

Existem vários tons de platinado e descobrí que diferentes nomes também como por exemplo, Strawberry, Lilas, Ice, Areia e Silver!




             Este acima é um tom mais Silver-Prata e pode chegar mais prata ou cinza que isso e fica assim:



                     Este abaixo é um tom Pérola ou perolado.



Este abaixo é um tom Areia!


E este ultimo abaixo é um tom Lilás!



Bom, agora vamos falar da parte mais importante do que pintar os cabelos, vamos falar de COLORIMETRIA! 
Realmente nao dá para se arriscar, nao é possível ir na perfumaria e comprar a tintura mais clara que há, que tem os cabelos mais platinados de toda gama e acreditar que seu cabelo vai no mínimo se aproximar daquela cor se você nao tiver nocao alguma sobre as bases, os reflexos, as nuances e claro, seu fundo de clareamento porque é ele quem dita as regras no final.
Vamos comecar com uma aula rápida, básica e com figuras para entender melhor?

A Estrela de Oswald mostra como cada cor, em sua ponta tem um antagonista e sendo assim, é com ele que você vai trabalhar, por exemplo: seu cabelo está laranja...vá até a cor laranja e olhe qual a cor antagonista ou oposta á ela e é essa cor que você terá que usar para quebrar o laranja: 


"Mas por que meu cabelo ficou laranja, ou amarelo após a descoloracao e tonalizacao?"


Com certeza, seu cabelo nao chegou no tom desejado por ter muita pigmentacao primária e tambem, coloracoes permanentes sao difíceis de remover, impregnando nos fios, e torna-se uma batalha árdua para descolorir, quem dirá chegar num platinado. É preciso para alguns tipos de cabelos, descolorir de 2 á 3 vezes!

Os tonalizantes ou matizantes precisam ter o final oposto á cor atual em que seu cabelo se encontra, por isso é sempre bom seguir a Estrela de Oswald para saber qual comprar!


Entao você tem a cor base ou de fundo, depois você tem os reflexos primário e os secundários...
"-Mas que porra é essa?"


Isso quer dizer que seu cabelo tem um cor "x" que brilha "y"! Você pode ter um loiro na altura do numero 8-Loiro claro e ter reflexos 1-acinzentado. Pode ser sem reflexo algum, aí ele é considerado natural ou puro e até pode ter 2 tipos de- nuance/reflexo ao mesmo tempo, por exemplo: 8.21- Loiro claro irisé acinzentado!
O que vem á seguir do tom, é a nuance e após a nuance vem o reflexo, ou seja, a nuance predomina sobre o reflexo, entao escolha bem a nuance que deseja para nao dizer que o cabelo continua amarelado.
Ufa, deu para entender ou ficou confuso?
Resumindo: Se você quer um tom platinado, deve sempre trabalhar com nuances e reflexos que estao do lado oposto do laranja na Estrela de Oswald. O caminho é esse!

Agora vou contar para vocês como cheguei no tom platinado com meu cabelo preto e tb já com tintura-nao foi impossível, só arduoso e sofrível, rs; vale ressaltar que meu cabelo nao atinge o tom totalmente silver, e eu gosto mais do perolado ou areia, mas se eu insistisse talvez pudesse ficar com o cabelo branco, mas com certeza ele nao ficaria na minha cabeca hahahaha.

Fui no salao aqui na minha cidade e com todas expectativas possíveis, eu queria sair de lá feliz e com a sensacao de que paguei-muito-bem-pago! Mas saí de lá pior do que quando entrei e meu cabelo estava virgem, "Virgenzinho da Silva", o melhor cabelo pra se trabalhar e os profissionais nao deram conta, fizeram cagada e ainda tive que pagar €220,00 pra chorar em casa!
Decidí nunca mais me aventurar nos saloes daqui e tampouco criar expectativas, mas sabe quando vc quer ter um dia off, seu dia de madame e apenas relaxar com alguem cuidando dos seus cabelos? Bem, aqui nao é bem assim, quem mora na Alemanha sabe que os cabelereiros aqui nao sabem lidar com cabelos escuros e étnicos(é verdade, pior que é, rs)...E o resultado foi esse:


Cheguei em casa, fui direto no Ebay e comprei os produtos, pois, eu já sabia quais comprar e além de gastar mais (por ser mais uma vez, porém menos que no salao), eu conseguí um grande feito e efeito.
Comprei toda a linda de agua oxigenada que vai de 10 á 40 volumes, mais o pó, o tonalizante no tom Ice e meu segredinho: O Booster 0-22 da Igora (todos produtos sao da Schwarzkopf e a linhaé  BlondMe- estao no post anterior, clique aqui http://www.danydants.blogspot.de/2013/09/melhor-marca-de-po-descolorante-e-agua.html)





Desde que conhecí o Booster, nunca mais tingí sem ele, mas é preciso ter muuuuito cuidado porque eu fui com sede ao pote e acabei com o cabelo na cor AZUL, hahaha...chorei mais uma vez!!
Mas daí lembrei de uma receitinha caseira básica que reverte qualquer cagada com coloracao, mas esse é assunto para outro post!
Aqui está meu cabelo azul, rs:



Na outra lavagem que fiz, tonalizei mais uma vez e usei uma medida menor do Booster para platinar e o resultado foi esse:


Cheguei onde queria...tom claríssimo, com nuances peroladas e reflexos acinzentados!
Foi muito trabalho pra puxar as luzes na touca e contei com ajuda do meu marido, mas no final, deu tudo certo!

Vamos fazer um resumo?

Para platinar você precisa de:

  1. Touca para luzes ou papel alumínio caso domine essa técnica;
  2. Agulha de crochê;
  3. Luvas para nao queimar os dedos;
  4. Uma boa marca de Agua Oxigenada de sua preferência- a minha é BlondMe da Schwarzkopf 40 volumes. O volume  da água para cada cabelo, depende de quao claro ou escuro ele, quanto mais escuro, maior o volume e vice-versa;
  5. Um bom pó descolorante- continuo na linha BlondMe porque foi a melhor que já usei até hoje em 26 anos de loirisse, loirice, loiri...rs.
  6. Tonalizante na nuance desejada- para o platinso é sempre final 1 ou 2, ou 12, ou 21 que consecutivamente sao acinzentado ( azul) e perolado ( violeta), entao a escolha vai da necessidade para matizar o tom que ficou, se foi laranja, que predomine o azul e se foi amarelo, que predomine a nuance violeta;
  7. O Booster 0-22 (azul) da Igora-Schwarzkopf...no caso de precisar de uma ajuda extra, pois, nem todos tonalizantes conseguem realmente matizar um laranja, essa é a verdade!
  8. E após esses ítens indispensáveis, uma boa máscara para hidratar porque vc vai precisar, rs!




O passo á passo da aplicacao:

  1. Com os cabelos secos e escovados, coloque um pouco de talco na touca caso seja de silicone, e com a agulha puxe as mechinhas de acordo com a espessura que lhe agrade mais.
  2. Após puxar as mechinhas, prepare aos poucos a mistura da agua oxigenada e o pó descolorante com a proporcao de: 1 colher de pó para duas de agua. A mistura tem ficar homogênea e nao pode haver pelotas, bolinhas e nem ficar aeroso, precisar ter uma consistência de mascara de cabelo, tambem nao pode ficar muito líquida, ok?
  3. Passe por todo cabelo e extensao;
  4. Deixe agir de acordo com a estrutura máxima que seu cabelo pode aguentar, nao force-o á clarear e de uma vez só, se for preciso clareie mais vezes com pausa de 15 dias á 1 mês. Normalmente eu deixo de 40 á 50minutos no meu, mas nao facam isso se detectarem alguma elasticidade, ok?
  5. Passado o tempo de acao, retire o produto sem retirar a touca, isso facilita a remocao da touca. Algumas pessoas, até eu tambem, tira o excesso do produto e ali mesmo na pia eu já passo o tonalizante:
  6. Passar o tonalizante e aguardar de 5-10 minutos e enxaguar;
  7. Fazer a hidratacao que lhe convém e secar da forma que quiser.                                                       




Pronto, vamos ver como ficou?? Tem coragem de postar fotos para eu analisar, ajudar, ou apenas matar a curiosidade, rs?

Bom, é isso meninas. Eu volto com mais novidades pra vocês, amanha!

Beijos á todas(os).


Comentários

  1. Nossa que lindo q ficou parabéns!!
    eu queria uma dica sua, o meu cabelo sempre foi castanho escuro ai comecei a pintar de loiro so pra ficar um pouco mais claro ne pq eu sei que cabelo escuro não pega um loiro assim de uma vez sem descolorir nem nada, mas nunca quis loiro não, so um castanho clarinho/caramelo, mas nunca chega a a cor desejada uma vez ficou tipo avermelhado depois foi ficando meio laranja sei la, ai desisti e pintei mais escuro mas não sabia qual tinta usar p voltar minha cor de sempre ou um chocolate.. Ai sempre passava uma tinta e ficava mais claro e sempre sai a raiz e eu tinha q pintar de novo mas nunca cheguei a minha cor de sempre. Agora to querendo pontar de novo de uma cor que pintei há muitos ano e ameeeeiii, se não me engano ele se chamava castanho-chocolate-dourado, comprei na Espanha numa farmácia que tinha tintas biológicas dessas que não estragam o cabelo sabe, sei la não entendo muito de tinta mas eu queria esta cor de novo tava tão lindo e nunca mais consegui obtê-la novamente. Moro em Munique também talvez vc possa me indicar uma marca que tenha essa cor e que não danifique muito o cabelo pq depois que comecei a pintar ele caiu muito e tbm tive bebê, amamentei e já parei há tempos.. Mas ainda continua caindo.
    Obrigada pela arenoso,
    esse meu blog criei faz tempo mas nunca postei nada não, mas vou seguir o seu ;)
    beijão gata arrasou no cabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Luiza,

      Muito obg pelo seu comentário, fiquei muito feliz em saber que confia em mim para ajudá-la!
      Olha só, um detalhe que reparei é vc ter dito que está com queda de cabelo "ainda", nao sei há quanto tempo vc teve bebê mas eu estava na mesma fase, pois, minha bebê tem 15 meses e só parou de cair quando comecei a tomar uma pilula com o hormonio certo, desde entao, minha pele e cabelo mudaram e nao caiu mais nenhum fio. Vc deve ver isso com o ginecologista, ele vai te dar a medicacao certa, pois, a queda é normal, nossos hormonios passam por um processo drástico apos a gestacao e ficam mesmo confusos...
      Bem, quanto ao cabelo vamos lá!
      Vc quer um tom castanho-chocolate-dourado, mas qual o tom dele agora?
      Vc quer algo assim? http://tratamento.decabelo.com.br/img/628-cabelos-alisados-cabelos-e-cosmeticos.jpg


      Olha só, o castanho pode ser o 3 ou 4, que vai do escuro ao castanho claro, aí vem o chocolate que tem uma pigmentacao já puxada para o vermelho e é uma nuance no numero 5, já o dourado a nuance é o numero 3, portanto vc deve comprar a tinta com a numeracao a seguir: 3.5 ou 3.3, 4.53/ 4.35!
      Mas com certeza, se vc jogar a tinta direta, nao vai ficar desse jeito que vc espera porque tudo depende da cor que já está no seu cabelo e tb por ser escuro ele vai sempre puxar pro vermelho.
      Eu te aconselho á dar uma leve descolorida com agua de volume 30 ou 20 e aí sim jogar a cor, ou até mesmo corrigir a cor com o removedor, só para apagar o vermelho que já está. As etapas da descoloracao, comecam com o vermelho e depois vai para o laranja, entao se vc quer num tom mais dourado, precisa tirar a cor com descoloracao e depois jogar uma nova cor, pq senao, vai impregnar o vermelho ou o laranja e tinta nao clareia tinta!
      Eu tb moro aos arredores de Munique, caso queira que eu faca seu cabelo, me escreve e combinamos algo, mas se quer fazer sozinha esse é o passo...espero ter conseguido esclarecer suas duvidas, senao, por favor, me pergunte novamente o que nao ficou claro e terei maior prazer em responder!
      Beijos e conte comigo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obg Kelly, farei o melhor para que fique interativo e com bastante conteudo!
      Bjs.

      Excluir
  3. hallo whie ghet´s:
    deine post ist prima. excellence.
    ´muito bom o blog e tudo verdade ke tu falou, na Alemanha na sabem mexer no cabelo étnico e nem no escuro ir no frisseur é uma chaise...rsrsrs vdd pura
    to aki 2 anos mais sou semi analfabeto no idioma eu não aprendo porke convivo só com brasileiros e kem é alemão quer aprender o português de pt. complicado né?não rolou deu pagar uma escola boa faltaram oirrros, tá na caritas portuguisish mas é escolinha passo de tarturuga. danke shoyne.bitte shwyne. eu não sei escrever. masentendo um pouco. tchoooose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hallo, Ich bin gut und dir? Danke pelo elogio "Anônimo", muito me alegra em saber que vc leu e gostou e de alguma maneira posso ajudá-la(o)!
      Sabe que para quem é semi-analfabeto como voce disse, seu portugues é bem peculiar? Parece um trocadilho e fica engracado no sentido, "bonitinho" de se ler, rs. Nao se preocupe, tudo á seu tempo, uma hora vc acertará o alemao em cheio e aí nao vai mais querer ficar so na comunidade brasileira. O importante é vc correr atras e me parece que está, por se nao, nao estaria escrevendo e lendo num Blog. Meus parabens!!!

      Excluir
  4. Oi Dany, também moro nos arredores, e achei suas dicas incríveis!!!! Obrigada pela dedicação e paciência em escrevê-las. Queria te perguntar que tipo de hidratações você tem usado e tido mais sucesso. Moro aqui a 5 meses e meu cabelo está ficando muito ressecado já tenho dúzias de produtos e não tive sucesso com nenhum.Eu tenho um cabelo étnico que era tratado na escova progressiva e ultimamente não estou mais conseguindo dar jeito. Perdeu a vitalidade... E eu ando sem coragem de ir a um salão aqui. Pode me ajudar??? Grata Fabiana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, em qual regiao vc mora pelos arredores?
      Obrigado pelo elogio, só tento passar minhas experiências para outras pessoas que vivem a mesma situacao que eu, com problemas de adaptacao em todos os sentidos, pois, até a agua aqui é diferente e "maltrata" nossas peles e cabelos. Eu viví isso, hoje tenho uma ótima hidratacao, eu desenvolví uma espécie de progressiva que hidrata profundamente e meio-que-alisa, nao alisa mesmo porque nao contém química e, pra pele tb tenho outro segredinho. Mas vou fazer um post hoje sobre esse assunto. Entao fica ligadinha que mais tarde ele sai!!! Se voce morar nos arredores de onde vivo, posso te atender, porque por aqui voce nao vai encontrar um salao que saiba sequer fazer uma escova lisa na raíz e ponta, um vexame, eles dizem que nao sabem lidar com nosso tipo de cabelo! Se após o post ainda restarem duvidas, me escreva novamente, ok?
      Eu quem agradeco,
      Dany Dants.

      Excluir
  5. Mulher é o cabelo platinado mais lindo que vi na net juro não quero mais acinzenta quero o perola mas ele serve para quem as mechas ficam mais alaranjadas ou não me ajuda ou tenho q descolorir bjs

    ResponderExcluir
  6. Puxa adorei as dicas...meu cabelo e suuper cacheado e eu estou pensando em platinalos oque vc acha?bj

    ResponderExcluir
  7. oi tudo bem,adorei as dicas...
    tenho o cabelo tingidos de chocolate na sua opiniao, se eu fizer luxes ou mechas chegaram no ton de perola ou prata???? lembrando que meu cabelo tem progressiva..obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá adorei esse tom . Já pintei o cabelo de louiro e o que consegui chega foi no gema , ou alaranjado!! Ensisti mais não consegui sair desse tom de gema
    . Mais meu cabelo na quela e poca era preto! Eu estou tirando o vermelho do meu cabelo , pintando de castanho eacuro, mais ainda assim ele volta pro avermelhado! O que eu faço? Quero ficar igual a você!!!!

    ResponderExcluir
  9. Dani de onde vc é?
    Eu preciso da sua ajuda,meu cabelo abre pró laranja, mais usei ele platinado por 5anos,mais cansei de sofrer e escureci, maia quero ele de mechas novamente, me ajudeee por favor. Sou do Rio de Janeiro meu nome é Verônica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas